terça-feira, 10 de julho de 2012

TEATRO NOS PASSOS DO BOI: No Miolo da Floresta

O Projeto Teatro Nos Passos do Boi: No Miolo da Floresta, tem por objetivo realizar a circulação do espetáculo teatral O Miolo da Estória nos estados do Pará, Amapá, Amazonas, Acre, Rondônia e Maranhão. O projeto é uma das ações da pesquisa intitulada O Tradicional na Cena Contemporânea iniciada pela Santa Ignorância Cia. de Artes em 2009 e resultou na criação de um texto teatral, montagem de espetáculo e sistematização de método de preparação física de atores a partir do bumba meu boi. 


O espetáculo teatral solo na categoria drama “O Miolo da Estória” surgiu da necessidade de compreender e investigar a relação tradição e modernidade a partir da busca da teatralidade vivida pelo brincante, de modo especial, o brincante que manipula o boi, ou seja, o miolo do boi. O Projeto Teatro Nos Passos do Boi: No Miolo da Floresta compreende quatro ações base: apresentação do espetáculo O Miolo da Estória, Debates, workshop O ator Brincante nos passos do Boi e workshop Sotaques do Maranhão. Em cada cidade serão realizadas duas apresentações do espetáculo em teatros seguidas de debate, dois Workshops e uma apresentação em espaço alternativo, preferencialmente, em localidade onde haja a manifestação do boi. Ao todo serão 18 apresentações de espetáculos, 18 debates e 12 workshops destinados para um público de adultos e jovens maiores de 12 anos que terão acesso gratuito em todas as atividades. Este projeto será desenvolvido de Maio a Setembro de 2012 e irá beneficiar cerca de 7.400 participantes.

Foto: Paulo Caruá


ALGUNS OBJETIVOS

  • Pesquisar, compreender e utilizar as manifestações populares tradicionais como instrumento de preparação de atores e fundamentação de espetáculos cênicos contemporâneos, ampliando as possibilidades de desenvolvimento da pesquisa O Tradicional na Cena Contemporânea.
  • Facilitar o acesso da população à experiência teatral em comunidades que não estejam inseridas nos principais roteiros de atividades artísticas e que não possuam equipamentos culturais (teatros, cinemas, museus e congêneres).
  • Promover a criação de circuitos alternativos de arte, a troca de saberes e o intercâmbio entre artistas e produtores culturais, fortalecendo as identidades de jovens e adultos das cidades envolvidas, beneficiando cerca de 7.400 participantes. (Cia. Santa Ignorância)


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